sustentabilidade

A sustentabilidade é o norte do trabalho realizado dentro e fora da pousada. Neste espaço compartilhamos políticas e iniciativas para minimizar o nosso impacto no meio ambiente e afetar positivamente as pessoas e o ecossistema ao nosso redor.

PA-sustentabilidade

turismo responsável

Desde 2004 a Amendoeira atrai uma variedade de visitantes para a região. Por isso nos sentimos no dever de promover práticas que sejam gentis com a natureza que nos cerca. Desta forma, apoiamos e incentivamos o turismo de base comunitária e o turismo de mínimo impacto e instruímos nossos hóspedes sobre práticas conscientes.

PA-sustentabilidade-turismo-responsavel

energias renováveis

Nosso objetivo é utilizar a menor quantidade possível de energia sem renunciar ao conforto para os hóspedes. Pensando nisso, nossos bangalôs foram projetados para o máximo aproveitamento do vento e do sol. Além disso, investimos em uma iluminação noturna sutil e econômica. Painéis fotovoltaicos captam a energia solar para gerar eletricidade e para o aquecimento da água que abastece as áreas comuns e as acomodações, tornando a pousada autossuficiente.

PA-sustentabilidade-energias-renovaveis-03

compostagem, reciclagem e redução de resíduos

Aqui na Amendoeira nós acreditamos no poder dos ciclos. Por isso, usamos o material compostado das sobras de comida do restaurante como adubo em nossa horta orgânica e no jardim. Nesse terreno fértil cultivado com carinho são colhidos muitos dos ingredientes utilizados em nossas receitas.

Os resíduos não orgânicos são destinados à reciclagem pela Coopvila – Cooperativa de Catadores da Vila Emater de Maceió e evitamos ao máximo o uso de embalagens plásticas. Optamos, por exemplo, por sacos de papel nos sanitários, e utilizamos produtos frescos em vez dos industrializados, reduzindo assim a nossa produção de lixo.

PA-sustentabilidade-compostagem

cozinha sustentável e horta orgânica

A simplicidade e a sustentabilidade dão o tom em nossa cozinha. Aqui nossos pratos são preparados com ingredientes frescos e produtos orgânicos colhidos do nosso próprio quintal ou adquiridos de produtores da região, sem perder de vista a saúde e o prazer de nossos hóspedes.

A experiência gastronômica que procuramos proporcionar também está relacionada à busca pelo mínimo impacto na natureza que nos rodeia. Além de toda sobra de comida virar adubo para a horta orgânica, optamos sempre que possível pela produção caseira e artesanal, evitando assim produtos ultra processados e industrializados e o uso excessivo de embalagens.

PA-sustentabilidade-cozinha-sustentavel

proteção ao meio ambiente

A fauna e flora local estão aqui bem antes de nós – portanto, cuidamos de seu habitat com respeito e reverência.

Além de apoiar e participar de iniciativas voltadas à proteção e conservação da Costa dos Corais, organizamos e participamos de mutirões de limpeza de praias, rios e manguezais, e instruímos nossos hóspedes sobre a conduta consciente em ambientes marinhos.

Não utilizamos corais, conchas e outros animais na decoração da pousada e respeitamos as leis de pesca e defeso. A pousada não realiza a poda ou o desmate da restinga nem do manguezal e utiliza madeiras sustentáveis em suas construções, priorizando uma arquitetura com o menor impacto na paisagem.

PA-sustentabilidade-protecao-ao-meio-ambiente

cuidado com as águas

A água utilizada em nossa lavanderia é coletada da chuva e as amenidades oferecidas aos hóspedes são biodegradáveis para minimizar as toxinas despejadas em nosso sistema de tratamento de água. A água de banho é tratada e reutilizada no jardim. Aqui, não utilizamos herbicidas e pesticidas que possam poluir os lençóis freáticos.

Já o descarte da água utilizada nas áreas comuns e bangalôs é feito através de fossa séptica, que utiliza bactérias com o objetivo de purificá-la e devolvê-la ao meio ambiente com o menor impacto possível.

PA-sustentabilidade-cuidado-com-as-aguas

respeito às pessoas

Prezamos pelo respeito a todos que aqui convivem, sejam hóspedes, funcionários, colaboradores, parceiros ou membros da comunidade local. Acreditamos na hospitalidade calorosa e no serviço atencioso e profissional para criar uma experiência única e positiva.

Valorizamos o trabalho justo e igualitário, sempre visando o crescimento pessoal de nossa equipe. Atualmente empregamos 26 funcionários, todos habitantes dos vilarejos próximos.

Damos prioridade a produtores e prestadores de serviço locais, apoiamos o turismo de base comunitária e estamos sempre atentos e engajados em fóruns e discussões públicas que visam melhorias para a comunidade.

PA-sustentabilidade-respeito-as-pessoas

instituto yandê

Iandê, em tupi, quer ao mesmo tempo dizer “nós” e “nosso”. Com o y no lugar do i, a palavra ganha o adjetivo “grande”: um corpo coletivo, com o desejo de crescer em harmonia com o meio.  Essa é a ideia por trás da organização não-governamental criada em 2012 pela Pousada da Amendoeira e um grupo de moradores de Passo do Camaragibe, São Miguel dos Milagres e Porto de Pedras.

O objetivo é contribuir para o bem comum e colaborar para a sustentabilidade de uma região com forte apelo turístico, mas ainda carente em diversas áreas. Por isso, as ações promovidas junto às comunidades dos três municípios estão focadas em educação, cultura e meio ambiente. Quer saber mais? Vamos adorar compartilhar outras informações!

PA-sustentabilidade-instituto-yande

sistema b

Desde janeiro de 2020 a Pousada da Amendoeira faz parte do Movimento Global de Empresas B. Ser uma empresa certificada pelo Sistema B – uma iniciativa atuante em mais de 50 países que consolida a transparência nos processos e a preocupação com os impactos socioambientais – é uma enorme conquista.

É o reconhecimento de que a nossa relação com o meio ambiente e a comunidade local é baseada em práticas que vão desde esforços para manter a praia limpa, investimentos em reciclagem, compostagem, cultivo de verduras e legumes orgânicos e aproveitamento de energia solar, até a implementação e organização de projetos sustentáveis de apoio à educação, conservação ambiental, saúde e geração de renda.

PA-sustentabilidade-sistema-b